quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

"Le Petit Pont" - ("A Pequena Ponte") - técnica e historia..

Em fim de outubro 2010 - eu tive a vontade de re-pintar um quadro que foi o meu primeiro quadro fora das aulas de arte, o primeiro quadro que eu pintei como realmente quiz, sem as observações e "conselhos" de minha professora, que não gostava nem do volume que eu colocava e nem das cores que eu utilizava - "muito fortes", ela dizia..

Gostei muito dela, tanto como  professora quanto pessoa, e viramos amigas, mas, cada um tem a sua técnica, e se eu gosto de dar volume e deixar os "tics" para fora da tela e usar cores fortes, é que isso "sou eu"...

Então, peguei a foto deste quadro - " Douceur d'Automne"  que pintei em 2006 e antes de mais nada o observei longamente...

Me vi naquela ponte.. que estava tão longe na tela... e dicidi de pintá-la mais proxima...mais ao meu alcance...

E pela primeira vez, consegui pensar em tirar fotos da evolução do quadro, se bem que eu poderia ter tirado mais... e aqui vao elas..

Preparei a tela, o fundo... e tracei a ponte.. como sempre de leve e rapidamente, so pra me achar..

Depois foram as arvore, ah, esqueci, esta tela eu pintei com a espatula.. uma outra tecnica que o pincel..

Os troncos tinham que ser verdadeiros, escamados... Voces ja viram uma arvore de uma so cor? Não nada tem uma so cor... foram tonalidades de marrons e um preto.. e apos isto, tempo para secar... colocar as folhas, seria fazer uma mistura de cores, pois sendo o vermelho e o verde mais claros que os marrons, certamente seriam maculados..

Uma vez seco, a folhagem vermelha garance e carmin..sem esquecer que quando digo garance, tem 2 tonalidades que utilizei do mesmo garance, o claro e o escuro.. e em seguida, o verde..

Movimentos com a espatula de maneira que a folhagem seja como folhagem em galhos.. e não uma massa te tinta na tela.. as formas do movimento, do gesto, dão as formas das coisas...

Apos tudo seco, a ponte... não apenas o desenho, nem as formas.. mas sobre tudo e antes de tudo a perspectiva.. as sombras..as luzes.. o que se vê, o que nao se vê..

E apos tudo seco, mais uma vez.. os detalhes...

Ao mesmo tempo sentia o frescor deste lago... e como sempre, o cheiro da vegetação...

Sentia meus pés andando na ponte de madeira..o pequeno barulho que faz...

Me vi nesta ponte, como imaginei... me apoei nessa arvore...

Observei uma folha caindo.. flutuando ate chegar ao chão...

Cheguei no meu objetivo, minha obra estava pronta..

Assinei, e apartir dai, nada pode mais ser mudado...

Esta  pronta, minha obra

"Le Petit Pont"


"Douceur d'Automne"












"Le Peti Pont"

Nenhum comentário:

Postar um comentário