segunda-feira, 29 de novembro de 2010

"Le Printemps" ("A Primavera")

Esta tela eu pintei em julho 2010.
E um fundo azul profundo.. todo feito com os dedos para dar a unidade sem marcas...
Apos fui colocando as cores.. sem nada ja prédefinido do que seria...
Queria flores, folhas, e sabia que queria uma borboleta..
Sempre, ou na maioria das vezes, eu começo uma tela da esquerda para a direita de cima para baixo..
Se fosse conhota seria da direita para a esquerda , e de cima para baixo..
Por que?
Simples, para nao sujar a parte ja pintada..
Mas nem sempre sigo essa "ordem"..
Neste quadro, eu joguei um pouco de todos os lados... a unica coisa que me preocupava era como colocar minha borboleta, e até aonde eu iria com as flores e folhas...
Isto porque, como de habito e marca de meu estilo, as flores e folhas são sempre em alto relevo, que faço com a propria tinta, nao coloco nenhum aditivo para dar volume, acredito que tira a natureza da cor...
E a borboleta é lisa... como colocar uma borboleta lisa em cima de uma vegetação em alto relevo?
Não pode...
Não colocaria a Borboleta no centro da tela..a obra não é ela, mas o todo...
Decidi então de marcar com um grande circulo o local aonde pensava colocar a borboleta - eu também não tenho o habito de desenhar minhas telas antes de pintar.. apenas, vagamente as formas e onde ficarão.. e tudo pode mudar...
Apenas uma observação: a maioria dos pintores desenham o que pintarão e contornam esse desenho de uma cor mais escura.. assim quando passarem a cor do fundo , mesmo que cubra o desenho, como é mais escuro aparece, e ele pode se achar...
E a partir do meu circulo eu finalizei a flora, deixei secar, e coloquei a Borboleta.. completando depois os espaços co mais flora...
Não finalizei a flora até em baixo da tela.. questão de leveza...
O Titulo veio ao meu espirito durante o periodo da pintura.... pintando, vou sentindo emoções e perfumes...
Frescor...cores..e a Borboleta que flutua levemente sobre as flores, como se fosse apenas para senti-las e vê-las mais de perto...
Primavera....é o sentido, o resultado desta concentração de imagens e emoções..
Azul.. a Borboleta é azul, pois Azul é a cor harmonia e paz, para mim....e uma vez no céu, azul, ela se integra completamente.. formando uma so visão.. longínqua e curiosa...
Esta é a minha obra "Le Printemps" - " A Primavera"..



Nenhum comentário:

Postar um comentário