terça-feira, 13 de novembro de 2012

Bienal da Argentina

Agora, com calma, e em casa, posso escrever como foi a Bienal na Argentina..
Foi..
Como se diz..
O grande problema é que esta bienal esta na mao de uma so pessoa: Maria Elena Beneito, que não é a pessoa mais amavel e nem profissionalmente falando a mehor para ocupar todos os postos que formam uma bienal.
A Maioria dos brasileiros tiveram problema com ela... quanto à expositores de fora, muito poucos ou quase nenhum da EUROPA ou EUA.. a maioria, grande maioria eram da Argentina, alguns do Chile, Mexico, Peru, e outra maioria do Brasil.
Maria Elena Beneito nao passou informações importantes para nós artistas no tempo certo e nem  de maneira clara..
Dou alguns exemplos, no meu caso:
1° Como tinha que levar telas para o Brasil, para uma galeria, perguntei a Mme. Beneito se podeira pegar as telas no fim da exposição e eu passaria para pegar com ela para levar para o Rio.. Hora ela me respondia, sem problema, hora me respondia que ficaria no centro Borges, aonde se passou a Bienal..
2° Como sou também artista Francesa, e moro na França, tive um problema para obter passagem para chegar dia 30/09 para colocar as telas dia 01/10, perguntei se poderia colocar as telas dia 02 - sabendo que a bienal so começaria dia 03. Ela respondeu que nao.. Fui no dia 02 e nada estava colocado.. tudo a fazer... por que eu nao poderia colocar neste dia? Ainda faltava metade das obras no local, e nenhuma tinha sido a inda pendurada...
3° O dia do termino da Bienal era dia 10, mas expliquei a Mme. Beneito que tinha que ir embora dia 09, com minhas telas (ja que ela nao sabia se pegaria ou se deixaria no local jogadas), e esta me respondeu, por e-mail " tudo bem". Isto 3 vezes! Chegando la, fomos chamados (os artistas brasileiros) pois eramos muitos à termos que ir embora 1 dia antes.. e de maneira muito grosseira disse que nenhuma obra sairia de la antes do dia 10. Tentei falar com ela, mas esta gritava, e chamou 2 guardinhas para ficarem de olho em mim, pois eu disse que as obras eram minhas, que ela tinha me dito, confirmado que eu poderia tira-las dia 09 e que eu nao poderia mudar minha data. Ela, no meio de um publico que visitava a Bienal, saiu gritando que eu tinha "um genio de mierda"... Isto é maneira de tratar uma artista?

Enfim.. minhas telas ainda estao ne Argentina, pois pedi alguem para se encarregar...
Perdi uma oportunidade de apresenta-las em uma galeria no Rio, que ja tinha ate hora marcada... ja que tudo estava certo com esta senhora.. Que no final das contas, mesmo gritando admitiu que ela me escreveu que tinha dito que eu poderia sair dia 09 com as telas, mas que a organização do Centro Borges tinha mudado de idéia.. "mudado de idéia"? ou foi ela que nao se informou e nao informou corretamente os artistas?

A chegada na Argentina também foi ruim.. de minha parte tive ate sorte.. a politica atual da Argentina esta de maneira que eles pegam tudo na alfandega, mesmo obras de arte que vao para exposição.. para que? para que vc pague um despachante, e a alfandega para pegar sua tela e colocar em expo... Vi o que passaram amigas minhas, artistas, com as obras delas, e asseguro que foi um pesadelo!! E aonde estava a Curadora da Bienal, uma senhora Argentina que conhece bem o pais dela? Esta se negou ir à alfandega com as artistas, mandou as brasileiras se virarem!!

Resumo: O local da Bienal é bonito... mas.. desaconselho fortemente à qualquer artista à se inscrever se ainda for Mme. Maria Elena Beneito a curadora... Uma coisa que deve ser uma boa experiência, se torna um pesadelo sem fim!